Experiência técnica

TRÊS GRANDES TENDÊNCIAS A OBSERVAR EM 2022

Prever quais serão as principais tendências em padaria e pastelaria é agora muito mais difícil do que era há alguns anos. No entanto, apesar deste cenário de grande incerteza, podemos ver como algumas delas se estão a tornar cada vez mais importantes no nosso sector.

Nenhuma das tendências referidas seguidamente é nova, todas elas estavam presentes antes da pandemia, mas todas elas foram fortemente impulsionadas pela COVID-19.

SAÚDE E BEM-ESTAR

É a grande tendência por excelência. Logicamente, numa situação em que a nossa saúde está em risco, decidimos cuidar-nos mais. Não só fazemos mais desporto, como também prestamos mais atenção ao que comemos como meio de proteção.

De acordo com o EIT Food, além dos consumidores que já seguiam esta tendência antes da pandemia, devem ser acrescentados os seguintes:

  • 24% dos europeus dizem que um bom conhecimento sobre nutrição é agora mais importante do que antes.
  • 29% dos europeus dizem que agora é mais importante evitar aditivos e conservantes como forma de cuidar da sua saúde e nutrição.
  • 41% dos espanhóis dizem que ter uma dieta saudável é agora mais importante do que nunca.

Os números são claros, mas antes de tirar conclusões, deve-se ter em mente que o conceito de Saúde e Bem-estar é um termo muito amplo e, dependendo do consumidor, pode significar algo diferente. Neste sentido, podemos falar de coisas tão díspares como alimentos “ricos em” (Fibra, Ómega 3…), alimentos “baixos em” (hidratos de carbono, sal, gorduras…) ou alimentos com etiquetas limpas sem aditivos e conservantes.

PRAZER

Segundo Kantar, é a tendência que mais tem crescido com a COVID-19. E embora à primeira vista possa parecer contraditória com a anterior, de certa forma estão intimamente relacionadas.

Meses e meses de altos níveis de incerteza e stress resultaram em consumidores que procuram recompensas pelo «mau momento» que passaram. Isto é, não se trata de desfrutar por prazer, mas de cuidar da nossa saúde, embora neste ponto estejamos a falar da saúde mental.

Alguns dados a este respeito:

  • Segundo o EIT Food, 3 de cada 5 consumidores na Europa estão interessados em experimentar novas experiências sensoriais.
  • Segundo a Innova, a indulgência tornou-se num fator muito importante, com 28% dos consumidores a consumir agora produtos mais indulgentes. Por outro lado, 31% dos consumidores admitem agora consumir mais alimentos “indulgentes” como recompensa.

Mas como é que esta tendência se reflete nos lançamentos de padaria e pastelaria?
Aqui, mais uma vez, o conceito é muito amplo e podemos encontrar desde produtos que apelam a origens exóticas e internacionais, até aqueles que proporcionam novas experiências sensoriais (através de texturas, cores, etc…), passando por outros que contêm ingredientes com conotações positivas como a massa madre.

ÉTICA

Poderíamos dizer que esta mega-tendência está dividida em duas.

Por um lado, a pandemia fez com que os consumidores procurassem mais alimentos produzidos localmente. De acordo com o EIT Food, 32% dos inquiridos dizem consumir mais produtos locais. Isto não é apenas um sinal de apoio à economia local face à situação atual, mas também, mais uma vez, um sinal de procura de segurança face à incerteza.

Por outro lado, a consciência ambiental das pessoas tem aumentado. De acordo com a Innova, os «eco actives» (aqueles consumidores mais conscientes sobre o ambiente) cresceram 4 pontos percentuais na Europa Ocidental.

Mas como isso nos afeta como agentes do sector da panificação? A primeira coisa que pode vir à mente neste momento são os produtos bio, mas também podemos falar de redução de resíduos, embalagens recicláveis, alternativas ao óleo de palma ou ingredientes com quilómetro zero.

 

A Lesaffre desenvolveu e continua a desenvolver soluções que respondem a todas estas tendências com inovações em leveduras, massas madre, melhorantes, corretores e mixes. Contacte aqui connosco se quiser ajuda para responder a alguma destas tendências.

Lesaffre Ibérica

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