Criar pães com sabor. Uma coisa que talvez nos pareça fácil até que sabemos que uma fatia de pão pode ter mais de 540 moléculas aromáticas e que o sabor da mesma vai depender da quantidade e da maneira em que se combinam essas moléculas.
Há uns meses falámos do papel da fermentação no sabor e, agora, vamos abordar o papel-chave dos ingredientes. Isto é o que nos diz o Serviço de Análise Sensorial da Lesaffre.
Os cereais
Experimentar com os cereais nas receitas é a maneira mais óbvia de diversificar a qualidade e o sabor do pão.
O papel da água
A água, o segundo ingrediente mais importante em termos de quantidade, também pode influir bastante no sabor de um pão. Por exemplo, um excesso de cloro terá um efeito negativo (pois pode inibir a atividade fermentadora da levedura e, portanto, o desenvolvimento de aromas).
O sal como intensificador do sabor
Não há dúvida nenhuma que o sal influi no perfil organolético de um pão (adicionando-o desde o princípio do amassamento e na dose correta, evita uma excessiva oxigenação e ajuda a revelar os aromas naturais do pão). Porém, também tem um efeito tecnológico pois influi na estrutura e estabilidade da massa e na coloração da côdea.
Mas o que acontece quando queremos reduzir o conteúdo de sal em prol da saúde? . É aqui onde soluções como as massas madre ou ingredientes funcionais como o “Menos Sódio” da Lesaffre nos podem ajudar, ao mesmo tempo que mantêm as qualidades organoléticas das massas.
Colaboradores importantes: a levedura e as massas madre
A fermentação baseada em leveduras e massa madre, ingredientes sinérgicos, ajuda a criar um carácter aromático único e a desenvolver um sabor personalizado e refinado nas elaborações.
Outros ingredientes que influem no sabor
Ingredientes como os açúcares ou as gorduras também influirão sem dúvida no sabor, além de noutros aspetos sensoriais como a maciez, a humidade, a cor, etc.
Sabendo tudo isto, está claro que criar o sabor adequado num pão não é algo simples e, quando panificamos, temos duas opções: controlar esses fatores que influem no perfil organolético dos nossos produtos e jogar com eles para conseguir o que queremos ou abandonar-nos à sorte. Se nos inclinamos pela primeira opção, a ferramenta mais útil é, sem dúvida nenhuma, a análise sensorial.
Quer um perfil sensorial dos seus pães atuais ou em desenvolvimento? Contacte aqui connosco.
Após uma época com um grande auge, nos séculos XIX e XX a utilização da…
A rede de Baking Center™ da Lesaffre é um conceito pioneiro concebido com o objetivo de…
As novas instalações integram-se na sua rede internacional de 51 Baking Center™ que é uma…
A Lesaffre Ibérica é reconhecida com a certificação ISO 14001:2015 em gestão ambiental na sua…
A laminação é um processo que se utiliza na padaria para criar de maneira controlada…
O pão é um produto ancestral e universal, com milhares de sabores, texturas e formas…