Artigos

Leveduras líquidas adaptadas

Há algum tempo, noutro artigo, falámos sobre a levedura líquida, sobre como se cultiva e que é a “origem” do resto das leveduras. Contudo, mais do que uma levedura especial, é uma solução global que engloba PRODUTO e PROCESSO, pois proporciona vantagens técnicas, de segurança e económicas.

  • TÉCNICAS: porque ao ser a menos processada, é a levedura mais regular. Além disso, o seu formato líquido permite que se misture mais depressa, bem como uma dosagem mais exata.
  • DE SEGURANÇA alimentar: pois não há nenhum contacto das mãos com o produto nem o risco de introdução de papéis ou cartão nas massas.
  • ECONÓMICAS: porque permite ter um processo mais otimizado e controlado, sempre e quando se trabalhe com a levedura líquida mais adaptada.

Mas, como sei que levedura é a mais adaptada?

Para a Lesaffre, é um trabalho de colaboração com o cliente. A primeira coisa que fazemos é entender bem o seu processo produtivo e conhecer os produtos que se elaboram com leveduras. Tudo isso, claro está, com total confidencialidade, pois o objetivo desta análise é proporcionar o melhor ACONSELHAMENTO.

Assim nos explicava o nosso colega Carlos MARTIN, Diretor Industrial da Lesaffre Ibérica, com uma experiência no sector de mais de 25 anos:

“Para oferecer a levedura mais adaptada, é fundamental entender bem o funcionamento, mas não de cada cliente, mas sim de cada uma das suas fábricas.”

Mas, como é possível ter uma levedura adaptada a cada fábrica?

Na Lesaffre dispomos de uma gama de leveduras líquidas de última geração muito vasta, capaz de satisfazer qualquer mix de produto de qualquer fábrica. Depois de realizar a devida análise, chega um momento crucial, o da seleção da levedura mais adaptada. Para o mesmo, a nossa equipa cruzará a casuística de cada fábrica com as referências da nossa gama.

E já com a levedura mais adaptada selecionada, chega a tranquilidade. Porque a soma da regularidade, qualidade, segurança e adaptação é o melhor custo. Assim nos explicava também o nosso colega Carlos Martín:

É preciso uma levedura adaptada às circunstâncias de cada fábrica de panificação. Nem tudo serve para todos. Não se trata de dar a levedura mais económica, trata-se de dar a levedura mais adaptada, para que não tenham surpresas e para que, portanto, os seus custos estejam controlados.

Quando um cliente tem problemas, quando não tem regularidade e fiabilidade, certamente que tem o melhor preço, mas é impossível que tenha o melhor custo. Se precisa do melhor custo, é fundamental o aconselhamento.”

Evita alterações na dosagem, desperdícios de levedura, imprevistos na linha ou qualquer outro tipo de surpresa indesejada. Contacte aqui connosco.

Lesaffre Ibérica

Recent Posts

Como aproveitar ao máximo uma massa madre desvitalizada

Após uma época com um grande auge, nos séculos XIX e XX a utilização da…

4 meses ago

Os Baking Center TM | Entrevista com Gaetan Jegoux

A rede de Baking Center™ da Lesaffre é um conceito pioneiro concebido com o objetivo de…

6 meses ago

A Lesaffre inaugura em Valladolid um centro de desenvolvimento e inovação, Baking CenterTM

As novas instalações integram-se na sua rede internacional de 51 Baking Center™ que é uma…

9 meses ago

A Lesaffre Ibérica consegue a certificação do seu sistema de gestão ambiental

A Lesaffre Ibérica é reconhecida com a certificação ISO 14001:2015 em gestão ambiental na sua…

11 meses ago

Massas laminadas | Problemas e soluções

A laminação é um processo que se utiliza na padaria para criar de maneira controlada…

1 ano ago

INSPIRAÇÃO LONGÍNQUA – CAPÍTULO 2

O pão é um produto ancestral e universal, com milhares de sabores, texturas e formas…

1 ano ago