O pão integral continua a conquistar os consumidores, reflexo claro de uma das grandes tendências atuais: a saúde e o bem-estar.
Por conterem o grão inteiro, os pães integrais fornecem mais fibras, minerais e vitaminas, pelo que são frequentemente associados a um melhor trânsito intestinal, à prevenção da obstipação e à redução do risco de determinadas doenças.
Em Portugal, o regulamento aplicável é a Portaria nº52/2015, que refere que o pão integral é o pão feito com farinha de trigo tipo 150 ou farinha de centeio tipo 170.
Em Espanha, a definição de pão integral está regulamentada no Real Decreto 308/2019, que indica que o pão integral se deve elaborar com farinha integral ou de grão inteiro. Deste modo, denominar-se-á «pão 100% integral» ou «pão integral» o pão elaborado com farinha exclusivamente integral. Se a farinha utilizada não for 100% integral, a percentagem de farinha integral utilizada deve ser indicada na denominação do produto.
E a pastelaria? Ao contrário do pão, a pastelaria não está especificamente regulamentada, nem em Espanha nem em Portugal.
Referimos anteriormente que um pão integral tem imensos benefícios para a saúde, mas o seu valor acrescentado não pode ser reduzido a esse ponto se quisermos ser a escolha do consumidor.
Para garantir uma experiência completa e satisfatória, é preciso não esquecer que o consumidor efetua uma análise sensorial cada vez que prova um alimento, utilizando para o mesmo os cinco sentidos. Por este motivo, é igualmente importante cuidar do aspeto do pão e dos produtos de pastelaria integrais, tanto da côdea como do miolo, do cheiro e dos aromas, do som que o produto faz quando é partido, da textura que notamos quando o tocamos e, claro, do sabor quando o provamos.
Como vimos, o consumo de produtos integrais está a aumentar, mas os consumidores estão a tornar-se mais exigentes. Como é que pode oferecer a melhor alternativa que se destaque das outras?
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