10 Jan A Lesaffre Ibérica consegue a certificação do seu sistema de gestão ambiental
A Lesaffre Ibérica é reconhecida com a certificação ISO 14001:2015 em gestão ambiental na sua fábrica de Valladolid.
A norma ISO 14001:2015 é uma conceituada certificação que proporciona às organizações um quadro para proteger o ambiente e responder às condições ambientais cambiantes, sempre mantendo o equilíbrio com as necessidades socioeconómicas. Sendo assim, e em linha com a missão do Grupo Lesaffre – trabalhar juntos para nutrir e proteger melhor o planeta – a Lesaffre Ibérica decidiu iniciar os procedimentos necessários para conseguir esta certificação.
Após uma minuciosa auditoria, o auditor sublinhou que a Lesaffre Ibérica conta com um modelo de economia circular bem implantado, graças ao qual 5% do seu negócio provém das vendas dos chamados “coprodutos” (produtos derivados do processo de cultivo da levedura). Estes coprodutos destinam-se a diversas utilizações, por exemplo, à agricultura, como adubos, ou à alimentação animal, como complementos alimentares de origem natural.
Para além deste modelo, durante a auditoria, destacou-se a planificação de projetos da Lesaffre Ibérica que inclui linhas de ação orientadas para a redução dos resíduos e emissões, bem como a redução e otimização do consumo dos recursos naturais.
Este objetivo atingido é uma meta importante para a companhia, pois não só avaliza o seu sistema de gestão ambiental, como também demonstra que procura sempre a excelência nas operações.
“Esta certificação é um reflexo do nosso savoir-faire profissional, bem como do compromisso da organização com o ambiente, a segurança profissional, a qualidade e a segurança alimentar, a eficiência e o cumprimento da legalidade”, assevera Luis Ronda, diretor-geral da Lesaffre Ibérica.
A certificação ISO 14001:2015 é o apogeu de um projeto estratégico da Direção da Lesaffre Ibérica centrado em fornecer aos seus clientes produtos e serviços de qualidade e em linha com a cultura organizacional. Este projeto, que começou há alguns anos, foi sendo cumprido progressivamente ao conseguir as certificações mais conceituadas nos âmbitos de Qualidade (IFS Food e AIB), Segurança Profissional (ISO 45001), Compliance Corporativo (UNE 19601) e, finalmente, Ambiente (ISO 14001:2015).