21 Set INSPIRAÇÃO LONGÍNQUA – CAPÍTULO 2
O pão é um produto ancestral e universal, com milhares de sabores, texturas e formas diferentes em todo o mundo. Embora saibamos que a inovação é um elemento essencial para o desenvolvimento e a sobrevivência de uma empresa, com este cenário podemos perguntar-nos se há realmente espaço para a inovação no mundo da panificação. Ora bem, como demonstrámos no nosso artigo anterior “Inspiração Distante – Capítulo 1” e agora com este, a resposta a esta pergunta é um claro SIM.
Novos sabores, novas combinações, novas embalagens, novos ingredientes e novas tecnologias são apenas alguns dos fatores que fazem com que a padaria evolua todos os dias.
Aqui está uma pequena viagem através de diferentes regiões com exemplos da criatividade que existe no mundo da panificação. Prontos para mais alguma “inspiração vinda de longe”?
ÁSIA PACÍFICO
A segunda região mais ativa do mundo em termos de lançamentos de produtos de padaria (revelaremos mais tarde qual a região que ocupa o primeiro lugar), tem a sua milha dourada no Japão, sendo o responsável por 27% dos lançamentos da região em 2022.
Os claims mais comuns nestes lançamentos são os destinados às crianças e os relacionadas com a saúde. Um exemplo disto são as tortilhas BETTER FOR YOU – HIGH PROTEIN / LOW CARB da SIMSON’S PANTRY que, em comparação com uma das suas referências padrão, têm mais 128% de proteínas, menos 47% de sal e 74% menos de hidratos de carbono. Além disso, não têm adição de açúcares, aromas ou corantes artificiais.
ESTADOS UNIDOS
Não podíamos deixar de fazer uma paragem nos EUA. Pois, embora não tenham registado qualquer crescimento no número de novos produtos lançados no mercado em 2022, representam, por si só, mais de 10% das vendas globais de produtos de panificação.
Neste país as tendências são variadas e vão dos produtos clean label aos produtos vegan, passando pelos que evocam a tradição. E como prova, aqui está um botão. No ano passado, a BAKE HOUSE lançou o ORGANIC MULTIGRAIN ARTISAN BATARD BREAD. Um pão artesanal, cozido em forno de lenha, que, para além de ser biológico é integral e incorpora sementes de girassol e mel para criar um sabor encorpado. Esta referência é comercializada congelada para um tempo de cozedura final de 11-12 minutos em casa.
AMÉRICA LATINA
Não, a América Latina não é a região com o maior número de lançamentos de produtos de panificação, mas é a região com o maior crescimento em 2022 vs. 2021.
Nesta região, as tendências clean label e naturais estão a moldar a categoria. Assim sendo, no Uruguai, encontramos o PÃO DE IOGURTE da FIT AND WELL. Este pão sem aditivos nem conservantes é uma fonte de proteínas, não contém açúcares adicionados e é feito com massa madre.
EUROPA
E sim… Chegamos à região com mais lançamentos de produtos de panificação em 2022 (apesar do que muitos de nós possam ter pensado inicialmente), sendo o Reino Unido o principal impulsionador desta atividade inovadora.
Por razões diferentes e variadas, muitos dos lançamentos do ano passado estão relacionados com a saúde confirmando assim a importância desta tendência na nossa região.
Uma das novidades que reúne os conceitos mais saudáveis ao mesmo tempo é o PÃO INTEGRAL COM CHIA da BRENNANS BAKEHOUSE. Este pão lançado na Irlanda é adequado para vegetarianos e vegans, é uma fonte de fibras, uma fonte de proteínas e tem um baixo teor de gorduras saturadas. Além disso, para além da farinha integral contém sementes de girassol, papoila e chia.
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