22 Jun INSPIRAÇÃO LONGÍNQUA – CAPÍTULO 1
É bem sabido que a inovação é a coluna vertebral de qualquer empresa e que, sem ela, nenhum negócio se pode sustentar nem durar muito tempo. Mas, inovar e refrescar constantemente um sector tão tradicional como o da padaria nem sempre é fácil. Precisa de um pouco de inspiração para fugir da rotina? Se assim for, continue a ler. Trazemos-lhe algumas inovações internacionais para refrescar a sua criatividade.
Um pão multi-sementes probiótico
Viajamos ao Canadá para encontrar este pão. Um pão fatiado e embalado, com farinha integral de trigo, que favorece uma maior absorção do cálcio e do magnésio graças à fibra probiótica (inulina) incluída na receita. Alguns dos seus ingredientes mais especiais são a água de nascente, as raízes de chicória ou a farinha de cânhamo. É, sem dúvida, um produto que visa satisfazer especialmente a crescente necessidade do consumidor de cuidar e proteger da sua saúde. Este produto teria nascido se a pandemia não tivesse existido? Nunca vamos saber isso mas, indubitavelmente, é um produto com um elevado valor nutricional que se reflete no seu preço (30 USD/454 g).
Uma pizza para o pequeno-almoço
Talvez, de todos os exemplos deste artigo, este seja o mais difícil de encaixar na nossa cultura alimentar. É uma pizza-croissant à venda nos EUA e praticamente única no mercado dos alimentos congelados. Com uma base de croissant e, portanto, com textura crocante e sabores lácteos, esta curiosa elaboração comercializa-se em três versões (ovos Benedict, salsichas e rolos de canela). Originalidade ao máximo? ou produto concebido a pensar em captar a atenção de uma faixa etária em concreto?
Um snack 100% japonês
Outra das tendências impulsionadas pela COVID aparece agora com este exemplo: a localidade. O local é importante para o consumidor, quer por uma questão ética de apoio à sua própria economia, quer por uma questão de segurança e mais confiança nos produtos nacionais em relação aos internacionais.
Neste caso falamos de um snack lançado no Japão com sabores muito tradicionais e próprios dos doces japoneses. Embalados individualmente, os seus principais ingredientes são o Azuki (uma leguminosa vermelha muito típica nos países orientais) e o Chá Matcha Uji da região de Quioto.
Uns crackers “eco-friendly”
A sustentabilidade no centro da inovação. Esse é o caso destes crackers que podemos encontrar nos EUA, em que todos os ingredientes são orgânicos, não há números E e, além disso, são facilmente rastreáveis. O óleo de girassol e o trigo que se utilizam são cultivados em quintas regenerativas que priorizam a saúde do solo e o segundo é moído apenas a duas milhas do sítio em que é cultivado, reduzindo deste modo a pegada de carbono.
Sem dúvida alguma, um produto totalmente “eco-friendly” que responde à crescente consciência ambiental dos consumidores.
Upcycled cookies ou bolachas fruto da reutilização
O upcycling (ou reutilização) consiste em aproveitar alimentos de maneira criativa para conseguir um produto final que contribua ativamente para a Economia Circular e que, ao mesmo tempo, ofereça um resultado de alta qualidade.
É o caso de umas bolachas lançadas recentemente nos EUA, disponíveis em três versões:
- A primeira, feita com farinha okara que se obtém a partir da polpa que se gera durante a produção do leite de soja.
- Em segundo lugar, umas bolachas com pepitas de chocolate e farinha elaborada a partir da casca do grão de café.
- Por último, umas bolachas com uma farinha elaborada a partir da polpa do leite de aveia, um subproduto do processo produtivo deste leite.
Um pão multi-sementes probiótico, uma pizza-croissant, um snack 100% japonês, uns crackers “eco-friendly” e umas bolachas fruto da reutilização. Cinco exemplos muito longínquos, mas que representam uma pequena amostra da inovação que há no sector da panificação.
Na Lesaffre o espírito inovador é generalizado e partilhado entre os nossos empregados. Cada membro da nossa equipa está ativamente envolvido no impulso da inovação na sua área de especialização. Contudo, acreditamos que a inovação não deve ser reduzida a uma esfera interna, mas deve ser algo que ultrapasse as nossas portas numa abordagem de colaboração tanto com fornecedores como com clientes. Contacte aqui connosco se quiser ajuda com o seu processo de inovação! Graças à nossa rede internacional de Baking Centers TM e 600 especialistas I+D, podemos apoiá-lo na sua inovação local e internacional.
Para mais informações sobre os produtos acima mencionados, aqui estão alguns links: