04 Set A Lesaffre criará um centro para massas madre em Valladolid
A Lesaffre Ibérica, fabricante de leveduras e aditivos para panificação, tem mantido durante os últimos meses uma intensa atividade no âmbito do seu desenvolvimento industrial, com duas frentes abertas, em Valladolid e em Cornellà de Llobregat (Barcelona), e um investimento conjunto que ascende aos 5 M€ a executar em 2018.
Por um lado, a empresa está a trabalhar no lançamento de um centro para elaboração de massas madre líquidas nas suas instalações de Valladolid, um investimento superior a 1 M€. As novas instalações estarão operacionais no último trimestre do ano e, com elas, a empresa absorve a produção desta gama de produtos, que atualmente distribui na Península Ibérica a partir de França. Luis Ronda, Diretor-Geral da Lesaffre Ibérica, refere que a iniciativa «implica uma aposta pela proximidade aos clientes, facilitando a criação de produtos específicos para o mercado espanhol, bem como a distribuição de um produto fresco». Numa etapa inicial, a empresa colocará no mercado duas linhas de massas madre líquidas, principalmente pensadas para a elaboração de pães tradicionais e pães premium, às quais se irão somando as criações específicas para os clientes.
Este investimento em Valladolid ver-se-á complementado com verbas destinadas à renovação e inclusão de novos elementos produtivos, um investimento nestas instalações que ascende aos 3,5 M€ durante 2018. A empresa mantém assim o ritmo notável de crescimento desta unidade, que, já em 2015, foi alvo de outro pujante investimento de 7 M€ destinado ao lançamento de uma nova instalação de evaporação e cristalização de mostos do processo de cultivo de leveduras.
A Lesaffre ultima a absorção da Tecno Bakery, que muda de instalações
Por outro lado, a empresa está a concluir o arranque das novas instalações produtivas da Tecno Bakery, localizadas em Cornellà de Llobregat, o que implica um investimento de 1,5 M€. A elaboradora de aditivos para panificação e tecnologias enzimáticas, adquirida pela Lesaffre no final de 2016, tem vindo a trasladar gradualmente sua atividade para esta nova unidade durante os últimos meses, processo que ficará definitivamente concluído após o próximo verão. Esta nova unidade, com maior capacidade de produção e maior potencial de crescimento futuro, «implica uma aposta forte pelas soluções globais para panificação, para lá da fermentação», destaca Luis Ronda.
Neste sentido, a empresa anunciou a futura fusão por absorção da Tecno Bakery por parte da Lesaffre Ibérica, com data, para efeitos fiscais, de 31 de dezembro de 2018. A empresa de Valladolid assumirá então toda a atividade da Tecno Bakery e verá a sua faturação incrementada num valor aproximado de 6 M€, finalizando assim 2018 com umas vendas líquidas totais de 51/52 M€, face aos 45 M€ registados em 2017.
Linhas novas de produtos e nuovo centro de I+D
Em matéria de inovação, a Lesaffre apresentou durante os últimos meses várias linhas novas de produtos. Entre elas, destaca-se uma gama de leveduras líquidas de última geração, que permite otimizar o uso deste produto no processo de panificação; um catálogo de levedura prensada para pães de fermentação lenta; ‘Gustal’, uma criação a partir de extratos de levedura que permite uma redução de sal no pão de até 30%; ou uma linha nova de mixes, ‘Inventis‘, destinada ao consumo de desportistas, com maior valor calórico, ou maior valor de ómega 3. Neste sentido, a empresa também anunciou a criação, no exercício de 2019, de um centro de I+D nas suas instalações de Valladolid, com um investimento previsto superior a 1 M€, que estará centrado no desenvolvimento de aplicações de produtos para clientes.
A Lesaffre Ibérica é uma filial do grupo francês Lesaffre para os mercados espanhol e português, e, em paralelo, gestora dos investimentos do grupo em Cuba e na Argentina. O Grupo Lesaffre conta com uma faturação global que ronda os 2000 M€, tem presença comercial em 185 países, 63 centros de produção e um quadro de pessoal com 10 000 trabalhadores. O Grupo Lesaffre dispõe de uma quota de mercado de 33% a nível mundial, quota que se eleva até 50% no mercado espanhol.