O conhecimento e a seleção dos microrganismos são primordiais para atingir uma correta fermentação e, assim, conseguir um processo seguro, estável e regular, características básicas do nosso sector da panificação. Quer saber como é possível?
Como sempre, o conhecimento é a chave. Foi Louis Pasteur que em 1857 analisou e compreendeu o processo da fermentação e afirmou que os agentes responsáveis da fermentação eram (e são) as leveduras. Este foi o primeiro grande passo. Depois, passou quase mais de um século até ao segundo grande passo: a sequenciação do genoma da levedura no final do ano 1990. Este último acontecimento contribuiu para um melhor conhecimento e compreensão da mesma, possibilitando a diferenciação e a classificação das diversas famílias da levedura presentes na natureza consoante os seus perfis e propriedades.
Mas nem todos os microrganismos são bons para tudo. Num sector da panificação avançado como o nosso e no qual se fabricam diversos tipos de pão com diferentes processos, imensos ingredientes, etc., a correta seleção das leveduras e bactérias em função da sua aplicação posterior é fundamental para possibilitar um processo de qualidade e total garantia para o padeiro.
E, neste ponto, o conhecimento é novamente a chave. Todas as atividades do Grupo Lesaffre se baseiam na fermentação: soluções para a panificação, para o sabor e prazer alimentar, a saúde e a biotecnologia. Este conhecimento global e a experiência acumulada durante mais de 165 anos permitem-nos selecionar os microrganismos mais adequados:
Depois de selecionar estes microrganismos, basta cuidá-los e alimentá-los para que, como qualquer ser vivo, possam crescer e desenvolver-se e, assim, conseguir as melhores leveduras e massas madre. Isto garante simultaneamente a regularidade, a higiene e segurança alimentar, evitando contaminações indesejáveis com outros microrganismos que deteriorem a qualidade do pão.
Acessibilidade, consumos médios, tipos de elaborações, variação nos ritmos de produção, climatologia, etc., são fatores decisivos para desenvolver diversas formas de levedura e massas madre.
Levedura fresca, prensada ou líquida. Massas madre ativas ou inativas, líquidas ou em pó.
Quer mais informação? A seleção e a adaptação são fundamentais. Contacte connosco aqui.
Desde 1895, L’Hirondelle®, a nossa icónica marca de levedura fresca, caminhou sempre ao lado dos…
2025 aproxima-se rapidamente e, com ele, a possibilidade de lançar novos produtos. Se estiver à…
Valladolid, 20 de outubro de 2024 Na manhã do passado domingo, 20 de outubro, 75…
A panificação é uma arte que evoluiu e se renovou ao longo dos séculos, adaptando-se…
Após uma época com um grande auge, nos séculos XIX e XX a utilização da…
A rede de Baking Center da Lesaffre é um conceito pioneiro concebido com o objetivo de…