26 Nov INSPIRAÇÃO LONGÍNQUA – CAPÍTULO 3
2025 aproxima-se rapidamente e, com ele, a possibilidade de lançar novos produtos. Se estiver à procura de alguma inspiração para o próximo ano apresentamos de seguida algumas tendências internacionais que lhe poderiam interessar.
Os ingredientes, os autênticos protagonistas.
Por diversos motivos, os consumidores foram criando atitudes positivas em relação a determinados ingredientes, o que os levou a prestarem cada vez mais atenção à composição dos produtos que adquirem e consomem. Quem já não viu pessoas nos corredores dos supermercados a ler os rótulos das embalagens?
Este crescente interesse levou muitas empresas a situarem determinados ingredientes como autênticos protagonistas dos seus produtos, e a proteína tornou-se num claro exemplo do mesmo. Segundo um estudo de Innova, 42% dos inquiridos considera que a proteína é o ingrediente mais importante, e mais de um de cada cinco afirma que a padaria é a sua fonte preferida de proteína.
Porém, não devemos passar por alto os ingredientes funcionais que, embora atualmente representem um nicho, são cada vez mais reconhecidos e valorizados. Ingredientes como os probióticos e o colagénio estão a ganhar popularidade.
Um excelente exemplo desta tendência encontra-se na Austrália, onde a companhia FOOD TO NOURISH, fundada por uma nutricionista e focalizada na alimentação saudável, comercializa as “PROTEIN COOKIES”. Estas bolachas contêm entre 12 e 16 g de proteína e 8 g de colagénio por unidade. Além disso, são aptas para vegans e vegetarianos, compatíveis com as dietas paleo e keto, e disponibilizam-se em sete variedades, como limão, chocolate branco com mirtilos ou chocolate negro e amendoins, entre outras.
Desfrutando através da saúde
As marcas saudáveis estão a transformar a indulgência, enquanto os “guilty pleasures” se reinventam ao incorporarem benefícios adicionais, criando assim combinações perfeitas.
Um bom exemplo disso encontra-se no Reino Unido com as barritas LIFT BARS da marca SOREEN. Com o slogan, “o sabor que te eleva”, desenvolveram um snack saudável que promete satisfazer os desejos dos mais gulosos. Cada pack contém 4 barritas envolvidas individualmente, baixas em gorduras e elaboradas com farinha de trigo fortificada. Além disso, incluem vitamina B12 de origem natural, são aptas tanto para vegetarianos como vegans e ajudam a combater o cansaço. Estão disponíveis em três apetecíveis variedades (mirtilos, chocolate/laranja e baunilha/framboesas).
Antes preventivos que reativos
Os consumidores estão cada vez mais comprometidos com a prevenção dos problemas de saúde antes dos mesmos aparecerem. Isto inclui a prática regular de atividade física, o cuidado do bem-estar emocional e, claro está, uma alimentação equilibrada.
Em concreto, segundo Innova, as duas principais preocupações dos consumidores, desde os experimentados Baby Boomers até aos jovens da Geração Z, são o controlo do peso e a saúde cardiovascular. Com efeito, mais de um terço dos consumidores se declara proactivo na prevenção de problemas cardíacos, o que coincide com um notável crescimento de 17% anual no lançamento de produtos de padaria que comunicam benefícios para a saúde do coração.
Nos Estados Unidos encontramos vários exemplos de como a indústria alimentar está a responder a esta tendência. Exemplo do mesmo é um pão de pita da companhia JOSEPH’S BAKERY, uma empresa fundada por imigrantes sírios que tinham saudades dos sabores da terra deles.
Este pão de pita afirma ser um dos pães mais saudáveis do país. Certificado pela Associação Americana do Coração, não tem gorduras saturadas nem colesterol, é uma fonte de fibra e com poucas calorias. Além disso, como a sua embalagem inclui informação sobre como contar os hidratos de carbono, é um grande recurso para quem quer controlar de um modo mais consciente a sua alimentação.
Nutrindo a natureza
Os consumidores querem que as responsabilidades empresariais ultrapassem a sustentabilidade, exigindo ações que realmente marquem uma diferença positiva no cuidado da natureza.
Um exemplo inspirador são os snacks da PATAGONIA PROVISIONS. Estes crackers são elaborados com trigo regenerativo orgânico certificado do estado de Washington que ajuda a construir solos, ecossistemas e comunidades saudáveis. Além do mais, o trigo também é moído em Washington, o que cria uma cadeia de abastecimento curta que apoia os agricultores locais e reduz a pegada de carbono.
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